A Densitometria Óssea é um método moderno, rápido e preciso que tem como principal finalidade medir a densidade e a quantidade de minerais dos ossos para diagnóstico da Osteoporose.
Além de ser utilizada para diagnosticar a Osteoporose, a Densitometria Óssea por Dexa é considerada o melhor método para avaliação da Composição Corporal – Padrão Ouro.
Com uma dose mínima de radiação, dez vezes inferior à uma radiologia convencional, a Densitometria Óssea se utiliza de uma fonte de raios-x duo energética para a aquisição de imagens.
Ela apresenta resultados que são comparados com um padrão estabelecido para cada idade e sexo. O diagnóstico possibilita que o médico identifique se o paciente tem osteoporose e, consequentemente, maior risco de sofrer fraturas.
O exame é rápido e indolor e permite fazer uma análise computadorizada de determinadas regiões do corpo.
As regiões mais comuns analisadas com a Densitometria Óssea são:
A Densitometria Óssea é realizada com o paciente deitado na mesa do equipamento, sem qualquer desconforto, o método é indolor e não há contato do aparelho com o corpo.
É importante lembrar que durante a realização do exame é fundamental permanecer imóvel. O exame todo dura entre 10 e 15 minutos.
A Densitometria Óssea é um exame não invasivo, rápido, preciso e capaz de identificar a diminuição da massa óssea nos seus estágios iniciais. A vantagem disso é que o médico pode diagnosticar uma osteoporose e prever estatisticamente as chances de uma fratura ocorrer, acompanhar e tratar a doença.
Atualmente o exame é o mais indicado para determinar a extensão da perda óssea e para verificar a eficácia da prevenção ou tratamento.
A Densitometria Óssea é contraindicada para pacientes grávidas
Não é necessário jejum.